quarta-feira, 14 de setembro de 2011

CONDOMÍNIO ACÁCIA – GRAFISA S/A

O Condomínio Acácia, construído pela incorporadora e construtora Gafisa, está situado no bairro Vila São Francisco, zona oeste da cidade de São Paulo em meio a outros condomínios do mesmo gênero. Com uma ampla área, o condomínio se dispõe em meio a diversas áreas de lazer e convívio, ponto forte utilizado nas propagandas do empreendimento. As obras foram concluídas em 2010 e possui 192 apartamentos, que se distribuem em 6 blocos de 8 pavimentos cada, tendo quatro tipologias de apartamentos, uma de 95m², a segunda de 141m², ambas simplex, a terceira tipologia, um duplex com 297m² e a quarta outro duplex com 374m², ambos os duplex são coberturas.





Projetado por Cambiaghi Arquitetura, as tipologias dos apartamentos, apesar de possuírem um tamanho considerável dependendo da tipologia que se escolhe, o projeto ainda pensa no espaço da residência como uma repartição tri-partida, definindo claramente as áreas social, íntima e serviço. Além disso, não trás nenhuma possibilidade de flexibilidade do espaço, mesmo que não momentânea, como um painel ou parede móvel. Suas repartições são bem definidas e os espaços servem para corresponder a determinada função.
À nível de bloco, nota-se que os 6 estão alinhados com as extremidades do terreno, se fechando para a cidade e 3 destes blocos posicionados relativamente próximos, enfraquecendo também a noção de privacidade. É de se observar também que deste 6 blocos, 2 são destinados às tipologias de maior área, ou seja, às pessoas com maior poder aquisitivo, havendo assim, uma segregação deste para com outros moradores do mesmo condomínio mas moram no apartamento mais barato.
O Condomínio Acácia possui uma extensa lista de áreas destinadas ao lazer:
Apartamento do zelador
Área de apoio aos funcionários
Área de descanso
Bar tropical
Central Delivery
Churrasqueira
Deck molhado
Ducha
Espaço de apoio ao salão de festas
Espaço gourmet
Espaço gourmet com churrasqueira e forno de pizza
Espaço mulher
Espaço para descanso
Espaço para fitness
Espaço para massagem
Espaço zen
Home theater
Lan house
Lava-pés
Manicure
Miniquadra
Piscina adulto com raia de 25 metros
Piscina infantil
Playground para crianças de 0 a 5 anos
Playground para crianças de 5 a 10 anos
Portaria
Praça
Praça das babás
Recreação infantil
Sala de jogos juvenil
Salão de cabeleireiro
Salão de festas
Salão de jogos
Sauna
Solarium
Spa
Construído em sistema convencional, com estrutura independente, os prédios possuem diversos pontos hidráulicos fixos e shafts, tendo em algumas tipologias desde banheiros para empregada até canil. Um ponto interessante do condomínio é a garagem semi enterrada, que possibilita a ausência de carros no interior do condomínio, podendo este, assim, ter uma maior quantidade de áreas verdes e permeáveis. A maioria das atividades de lazer é realizada nos pavimentos térreos das edificações, em locais cobertos e fechados. Na faixa leste da implantação, há três edifícios alinhados, e como as plantas deste tipo de prédio geralmente são rebatidas, portanto, perde-se bastante a noção de privacidade, tendo janelas umas de frentes para outras. A forma externa dos edifícios é resultado da disposição dos espaços em planta, demonstrando o ponto de partida do projetista.
Nota-se claramente, usando este empreendimento como exemplo, a tendência cada vez mais crescente de utilizar a área de convívio e lazer dos condomínios como principal atrativo para a venda e valorização das unidades. A extensa lista demonstra como a habitação é deixada de lado para se enfatizar essas áreas, e dar a ideia de se morar em um clube, provido de toda infra estrutura e comodidade que uma pessoa necessita. Porém, este tipo de solução acaba privando o indivíduo do convívio com a cidade. O próprio local onde o Acácia se encontra é prova disto, pois tem suas entradas principais (de veículos e pedestres) voltadas para uma rua sem saída e em meio de condomínios de prédios de apartamentos iguais à ele. Desta maneira, os moradores, na condição de cidadãos, ou seja, que fazem parte da cidade, não cumprem seu papel e utilização das áreas coletivas e de lazer na cidade muitas vezes por reclamarem da falta de segurança nestas áreas, sendo assim, deixadas ao abandono ou ao uso de pessoas problemáticas, como viciados, mantendo um ciclo constante.
Outro fator intrigante deste tipo de empreendimento é a forte propaganda feita sobre ele. Com várias imagens ilustrativas das áreas de lazer, principalmente, e com layouts modelos de plantas para mostrar diversas formas de se habitar o espaço e até mesmo fotos em 3D. O mais impactante é o discursos que se lê logo no início falando sobre o condomínio.
“Viver no Acácia é mostrar de forma definitiva que morar bem também pode ser divertido. O projeto criado por Cambiaghi apresenta apartamentos confortáveis, onde cada ambiente proporciona aquela sensação de felicidade. A núcleo arquitetura, ao pensar no projeto paisagístico, preocupou-se em oferecer aos moradores um clube completo cercado por muito verde. Nadar, malhar, relaxar, jogar futebol, fazer sauna. Acácia é o espaço exclusivo para cuidar do corpo e da mente todos os dias.”
(Site :http://www.gafisa.com.br/imoveis/sp/sao-paulo/acacia#26)
A intenção não é mais vender uma habitação que atenda de forma confortável e aconchegante o usuário, a estratégia tão pouco é vender o clube do condomínio. A estratégia é usar estes artifícios para vender o que essas empresas muitas vezes chamam de “felicidade”, felicidade de ter “seu” próprio salão de cabeleireiros, ou uma lan house, ou um espaço gourmet (coletivo), dentre uma extensa lista. Atualmente, quanto maior o empreendimento, maior e mais complexo é o programa de infra estrutura, principalmente maior a quantidade de espaços de convívio e lazer. Espaços estes que acabam, na maioria das vezes, sendo pouquíssimos usados pelos condôminos. Hoje em dia, comercializa-se muito mais o status que a pessoa que mora em um Condomínio Acácia da vida terá, do que propriamente a nova vida que passará a ter se comprar um apartamento desses.




Nenhum comentário:

Postar um comentário